5 vantagens de adotar a energia solar

A energia solar é um dos modelos energéticos que mais cresce no Brasil e esse movimento não é à toa — só no Rio Grande do Sul já são mais de 500 megawatts de energia distribuída. Além de ser uma fonte de energia limpa e renovável, a energia solar carrega em si inúmeros benefícios. Neste post, apresentamos 5 vantagens de adotar a energia solar. 

A energia solar é amiga do meio ambiente

Já tocamos, na introdução, no fato de se tratar de uma energia renovável. E esse talvez seja uma das vantagens que torna a energia solar mais popular. A matéria prima utilizada, a radiação solar, é abundante e se renova a cada instante. E, além disso, no fenômeno de transformação da luz solar em energia elétrica não há geração de resíduos que poluem a atmosfera e o meio ambiente.

Leia também: Emissões de carbono atingem pico e renováveis continuam crescendo, diz BNEF

Economia e investimento no futuro

Quem adota a energia solar aposta no futuro. Esse é um investimento que vale à pena e que compensa a cada dia. Isso porque embora haja o investimento inicial de instalação do sistema, os módulos fotovoltaicos — responsáveis pela produção de energia solar — possuem vida útil superior a 25 anos e a manutenção necessária é mínima. 

Esse investimento se paga em alguns anos e reflete em economia em sua conta de luz todos os meses pelas próximas décadas, já que o sistema é capaz de produzir até 100% da energia consumida e o restante pode ser convertido em créditos para a companhia distribuidora de energia.

Importante ressaltar também que com o crescimento desse modelo energético, os equipamentos que compõem o sistema fotovoltaico ficam mais acessíveis a cada ano. 

Leia também: Novo design para dispositivos fotovoltaicos transparentes amplia capacidade de geração de energia

A energia solar gera empregos

Segundo a International Renewable Energy Agency (IRENA), a previsão é que a energia solar gere mais de 11 milhões de empregos no mundo até o ano de 2030. É um mercado em ascensão e as perspectivas para o futuro são altamente animadoras, mesmo em um cenário pós-pandemia. Sobre isso, o presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Sauaia, comentou: “A tecnologia fotovoltaica é essencial para a recuperação da economia após a pandemia, sendo a fonte renovável que mais gera empregos no planeta”.

Leia mais sobre impactos e perspectivas pós-pandemia Covid-19 para o setor solar na Revista 3S.

Os paineis solares podem ser reciclados

Além de ter uma vida útil longa, os painéis solares fotovoltaicos ainda podem ser reciclados após esse período. Pesquisadores do National Renewable Energy Laboratory conduziram a primeira avaliação global sobre as abordagens mais promissoras para o gerenciamento do fim da vida útil de painéis solares. Eles propõem que até 90% da massa dos módulos fotovoltaicos pode ser recuperada combinando pirólise com processos mecânicos e eletroquímicos. Isso faz com que a roda da sustentabilidade continue girando. O planeta agradece.

Vantagem social: a energia solar pode ser instalada em áreas remotas

Por fim, há o benefício social da energia solar. Em áreas remotas ou de difícil acesso, onde a rede de distribuição não chega, é possível instalar os painéis fotovoltaicos para geração de energia. O investimento é menor e o impacto da instalação também, gerando energia limpa e de qualidade. 

Ficou interessado em saber mais sobre a energia solar? Nossos especialistas estão à disposição para solucionar suas dúvidas.

Continue lendo:

* Energia Solar: por onde começar
* Qual a diferença entre energia solar fotovoltaica e energia solar térmica?
* Revista 3S: nova edição foca nos impactos e perspectivas pós-pandemia Covid-19
* Aneel autoriza novos projetos eólicos e de energia solar no nordeste