Curva característica corrente versus tensão

Recentes

Teste os nossos serviços agora

Entre em contato com um de nossos representantes e entenda como iremos potencializar seus negócios.

No post de hoje vamos falar sobre a curva característica corrente versus tensão dos módulos fotovoltaicos. A partir dela podemos obter diversos parâmetros importantes para a análise do dispositivo fotovoltaico.

A curva I-V, corrente versus tensão, descreve o comportamento da corrente em função da tensão em uma célula, módulo ou arranjo fotovoltaico. Utiliza-se o modelo de um diodo de cinco parâmetros para descrever matematicamente a curva característica do módulo fotovoltaico.

Os principais pontos da curva I-V são:
Tensão de circuito aberto (VOC): é a tensão na qual a corrente da célula ou módulo fotovoltaico é igual a zero. Corresponde à queda de tensão através da junção pn quando esta é percorrida pela totalidade da corrente fotogerada.

Corrente de curto circuito (ISC): corrente obtida quando os terminais da célula fotovoltaica são postos em curto-circuito. Portanto, a tensão é igual a zero.

Ponto de potência máxima (Pmp): Ponto em que o produto da corrente pela tensão é máximo. Os pontos do par I-V que determinam o Pmp são denominados Imp e Vmp.
Outro parâmetro importante que também é definido a partir da curva I-V é o fator de forma (FF). O fator de forma é uma das maneiras de se determinar a qualidade dos dispositivos fotovoltaicos.

Curva característica I-V e P-V de um módulo fotovoltaico de 60 células

Compartilhe esse artigo em suas redes: