Revista 3S – Nova edição traz discussões sobre os setores elétrico e de energia solar fotovoltaica

Recentes

Teste os nossos serviços agora

Entre em contato com um de nossos representantes e entenda como iremos potencializar seus negócios.

2020 prometia ser um ano bastante promissor, porém acabou se tornando repleto de desafios para todos, considerando que fomos atingidos em cheio por uma pandemia. E no setor fotovoltaico não foi diferente. Houve queda da demanda no mundo todo, fechamento temporário de fábricas na China e suspensão ou cancelamento de planos de expansão, que causaram problemas de aumento de preços, atrasos e indisponibilidade de matéria-prima.

O lockdown imposto em grande parte do mundo acabou contribuindo para a ascensão das fontes renováveis de energia, já que com a redução da demanda as energias renováveis puderam superar a produção de energia a partir de fontes não renováveis em diversos países, incentivados pela queda dos custos de produção e também pelos países assinantes do Acordo de Paris, que tem como objetivo reduzir as emissões dos gases do efeito estufa.

Leia agora a nova edição da nossa revista!

O que esperar para a energia solar após um ano de incertezas?

A nova edição da Revista 3S explora as perspectivas que se tem para o ano de 2021 e também as expectativas para as energias renováveis, que vem ganhando cada vez mais destaque na matriz energética global.

Para isso, convidamos especialistas para participarem desta nova edição que traz conteúdos tão importantes para a comunidade. Confira os tópicos discutidos:

1. Entrevista: Carlos Evangelista

Conversamos com o presidente da ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída), Carlos Evangelista, sobre sua entrada no setor de energia solar, a ABGD, o futuro da Geração Distribuída no Brasil e as expectativas sobre a regulação da GD.

2. Smart Grid: Tarifa Horária beneficia consumidores e concessionárias

O artigo de Ricardo Hayashi (Atech) aborda as diferentes modalidades tarifárias, indicando as alternativas que o consumidor tem à disposição, já que a conta de energia possui um peso significativo no orçamento. Para isso é necessário levar em conta as bandeiras tarifárias, que nada mais são que os custos reais de geração de energia.

3. Locação de usinas – o que importa

Este artigo de Aloisio Neto, da Aloisio Neto Advogados Associados, aborda o tema de locação de usinas fotovoltaicas, já que é um dos modelos de negócios possíveis dentro da Geração Distribuída. Tem como objetivo apontar de forma simples os aspectos mais importantes dentro de um contrato de locação de usinas fotovoltaicas, a fim de reduzir os riscos para as partes que investem nesse tipo de negócio.

4. 2020 uma expectativa frustrada de um ano promissor

O artigo de Hugo Albuquerque, do Grupo TC Tecnologia, faz uma retrospectiva do ano de 2020 e aborda os temas mais marcantes e importantes que aconteceram no setor de energia solar fotovoltaica no ano, que foi fortemente impactado pelo coronavírus.

5. Módulos fotovoltaicos de filmes finos

Este artigo próprio da 3S faz uma revisão bibliográfica sobre módulos de filmes finos, que têm ganhado destaque no mercado com a ascensão da chamada BIPV, que nada mais é que a integração de módulos fotovoltaicos nas construções. 

Se você ficou interessado em algum dos temas apresentados, pode ler o conteúdo completo da Revista 3S de forma gratuita.

Faça o download da nossa revista!

Compartilhe esse artigo em suas redes: