Envie sua Mensagem

Solar Sustainable Solutions

Ver no mapa

Perguntas Frequentes

Quais os tipos de energia solar?

Os sistemas podem ser Térmicos (para aquecimento) ou Fotovoltaicos (para energia elétrica). A energia solar térmica pode ser usada em chuveiros, piscinas, aquecimento de ambientes ou processos industriais. O sistema fotovoltaico pode ser utilizado em locais com acesso à energia elétrica para redução do consumo (sistemas conectados à rede ou Grid tie) e em locais remotos ou sem energia (sistemas Isolados ou Off grid). 

Quanto produz um módulo fotovoltaico?

Depende de alguns fatores, tais como a potência do módulo, o local da instalação, a orientação e inclinação do módulo, a temperatura e sombreamento. Para saber mais, solicite um dimensionamento do seu sistema. 

Posso produzir energia solar fotovoltaica na minha casa ou empresa?

Sim. O sistema pode funcionar de forma integrada com a rede elétrica ou, caso não tenha acesso à rede elétrica,  é possível fazer um sistema isolado. 

Caso falte luz na minha rua, o sistema continua funcionando?

Não, se o seu sistema estiver conectado na rede elétrica da distribuidora, o inversor irá desligar imediatamente e isolar o seu sistema fotovoltaico por uma questão de segurança. No entanto, continuará funcionando, se tiver um sistema de energia solar com backup de baterias, off grid ou híbrido.

Como eu monitoro a produção de energia do meu sistema?

Os inversores já tem um sistema de monitoramento, fazendo com que seja possível ver a produção de energia solar em tempo real de qualquer celular, tablet ou computador. Além disso, é possível armazenar e analisar as informações de produção. 

É possível transportar o gerador solar, caso mude de endereço?

Sim. Os módulos, estruturas de fixação, inversores, cabos e sistemas de proteção podem ser removidos e instalados no novo local. No entanto, para sistemas conectados à rede um novo projeto deverá ser submetido a concessionária de distribuição.

Posso vender energia para a concessionária?

Não. O que existe no Brasil é um sistema de compensação de energia em que um crédito (Produção maior que o Consumo) gerado em um determinado mês pode ser utilizado em um mês subsequente ou até mesmo em outra unidade consumidora do mesmo CPF ou CNPJ, dentro da mesma concessionária.

Quais as vantagens de instalar um gerador solar?

A energia solar é renovável, é uma energia limpa, ou seja, não gera poluentes para o meio ambiente. Tem um baixo custo de manutenção e é um excelente investimento, com um retorno muito rápido.

Quais equipamentos compõem um gerador solar?

O gerador solar é composto basicamente de módulos fotovoltaicos, inversor, conectores, cabos, string box e, no caso dos off grids, baterias e controlador de carga.

Os equipamentos precisam de manutenção?

A manutenção de um gerador solar fotovoltaico é mínima, consistindo basicamente na limpeza dos módulos uma vez ao ano. Na maioria dos casos, onde os painéis são instalados em telhados inclinados, a própria chuva realiza esse procedimento.