Composição dos módulos fotovoltaicos

Você sabe quais são os componentes de um módulo fotovoltaico? Veja agora como os módulos são montados e cada um dos seus componentes.

Você sabe quais são os componentes de um módulo fotovoltaico? Veja agora como os módulos são montados e cada um dos seus componentes.

As células fotovoltaicas são associadas eletricamente e encapsuladas para formar o módulo fotovoltaico.

Essas células são soldadas em tiras e depois encapsuladas, a fim de protegê-las de intempéries e proporcionar resistência mecânica ao módulo FV.

O encapsulamento é constituído de um sanduíche de vidro temperado de alta transparência, EVA estabilizado para a radiação ultravioleta, células fotovoltaicas, EVA estabilizado e um filme posterior isolante. Esse filme é uma combinação de polímeros tais como PVF, PET, dentre outros.

O processo de laminação é realizado a temperatura de 120 °C a 150 °C, quando o EVA se torna líquido e eventuais bolhas de ar são eliminadas. No processo seguinte é realizada a cura do EVA, que proporciona maior durabilidade ao módulo FV.

Após esse processo, coloca-se uma moldura de alumínio anodizado e uma caixa de conexões elétricas e o módulo estará finalizado.

A Figura 1 mostra um esquema de componentes de um módulo fotovoltaico de silício cristalino.

Figura 1 - Esquema dos componentes de um módulo fotovoltaico de silício cristalino (Pinho e Galdino, 2014)

Mais Lidas