Qual a diferença entre energia solar fotovoltaica e energia solar térmica?

A energia solar é uma das fontes de mais destaque quando se pensa em energias renováveis no planeta, sendo adotada por grandes empresas e por consumidores em seus domicílios. Por ter como origem a abundante luz do sol, a energia solar pode ser empregada de diferentes formas, dependendo de seu tipo: energia solar fotovoltaica ou energia solar térmica. Quer entender a diferença entre elas? Continue lendo esse post.

Energia fotovoltaica vs. Energia térmica

A radiação solar pode ser transformada em energia elétrica, através da energia fotovoltaica, ou energia térmica, como fonte de aquecimento, dependendo da necessidade do usuário e do equipamento que decida investir. 

1. Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica utiliza os raios do sol para transformar essa poderosa fonte em energia elétrica — com a mesma capacidade e função da energia convencional, que costuma ser proveniente de hidrelétricas.

Através de painéis com células fotovoltaicas, a radiação solar é captada e convertida em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico. Sua capacidade de armazenamento permite que a energia elétrica seja guardada, evitando a falta de abastecimento em dias nublados. 

Leia mais em: ANEEL mira tecnologias de baterias para fomentar setor elétrico

No Brasil, porém, é mais comum que a energia excedente seja injetada na rede de distribuição ao invés de armazenada. O que gera, assim, créditos de energia que podem ser utilizados quando a energia produzida for menor do que o consumo.

A energia solar fotovoltaica pode ser utilizada em casas, prédios residenciais e comerciais, fábricas e também em áreas isoladas onde não há abastecimento da rede elétrica convencional. 

2. Energia solar térmica

Já a energia solar térmica, como o nome já diz, é utilizada como forma de aquecimento de fluidos. 

A radiação do sol é captada por coletores solares e, através de dutos, os fluidos — normalmente a água — são aquecidos e armazenados em um compartimento chamado de boiler.

Assim como a energia fotovoltaica, a energia solar térmica também permite o uso residencial ou industrial. Podendo, desta forma, ser utilizada em casas e apartamentos para o aquecimento da água — gerando economia na conta de luz ou gás — e também em processos de aquecimento de diversos fluidos na indústria.

Vantagens de energia solar

Tanto a energia solar fotovoltaica e a energia solar térmica são formas de produção de energia limpa. Ou seja, não há impactos negativos ao meio ambiente na produção de energia elétrica nem de aquecimento. 

A sua origem é inesgotável, pelo menos pelos próximos milhares de anos, e o usuário que investe nesse modelo energético ainda pode economizar financeiramente nesses processos enquanto faz um bem para o planeta.

Ficou interessado em energia solar? A 3S pode ajudar você. Fale conosco!

Quer ler mais sobre o tema? Separamos alguns conteúdos que podem interessar:

Revista 3S: nova edição foca nos impactos e perspectivas pós-pandemia Covid-19
Brasil desponta entre maiores geradores de empregos em energia solar fotovoltaica no mundo
Geração de energia solar cresce 21,3% em setembro, aponta CCEE
Quase 70% da geração adicionada em 2019 vieram das energias solar e eólica
Aneel autoriza novos projetos eólicos e de energia solar no nordeste