Revista 3S: nova edição foca nos impactos e perspectivas pós-pandemia Covid-19

O ano de 2020 apresentou um cenário inesperado. Devido ao novo coronavírus, vivemos um dos períodos mais conturbados da nossa história recente e ainda não há previsão de saída. A crise sanitária causada pela pandemia que chegou ao Brasil em março transformou a forma como levamos nossas vidas, no aspecto pessoal e profissional. E, desta forma, o tema da 2ª edição da Revista 3S não poderia ser diferente.

Dentre as medidas de distanciamento social adotadas para evitar o contágio descontrolado do Covid-19, houve o fechamento de comércios e indústrias e um maior incentivo na modalidade de trabalho remoto por diversas empresas. Inevitavelmente, uma crise financeira abalou não somente o país, mas o mundo. PIBs despencaram e, com ele, as projeções de crescimento para diferentes segmentos de mercado. 

Conheça os impactos e perspectivas para a energia solar pós-pandemia na Revista 3S

A nova edição da Revista 3S explora como o setor energético, com ênfase na energia solar, vai se comportar em um mundo pós-pandêmico. 

Mesmo com um cenário incerto no próximo ano, estamos em um momento crucial que exige análise não somente dos impactos, como também das possibilidades deste setor a fim de traçar as perspectivas de re-consolidação e crescimento das energias renováveis.

Para tal, convidamos amigos e colegas especialistas em suas áreas para elaborar este volume tão importante da revista. Confira os tópicos discutidos nesta edição:

1. Entrevista: Antônio Carlos Torres, fundador do Grupo Fortlev

Conversamos com Antônio Carlos Torres sobre sua entrada no setor energético através da Fortlev Solar, sobre o potencial brasileiro na utilização de energia solar fotovoltaica, além dos benefícios da alternativa energética sustentável e renovável. Leia a entrevista completa.

2. Perspectivas para energia solar fotovoltaica e eficiência energética pós-pandemia

O artigo de Josiane M. Gil Palomino Real (Comerc Energia) relata como o Brasil vive um ano especial com relação à expansão fotovoltaica do setor de energia solar, mesmo com a pandemia. No primeiro semestre de 2020 a capacidade instalada de energia solar fotovoltaica atingiu mais de 6 GW e os módulos fotovoltaicos aumentaram suas vendas em 92% (em relação ao mesmo período de 2019). 

Na geração distribuída, foram adicionados 1,1 GW e as expectativas são de que empresas e consumidores busquem soluções de redução de custos, o que significa uma oportunidade para GD e mercados de eficiência energética. Continue lendo.

3. Eficiência energética no Brasil: programa de hospitais e sua relevância no cenário pandêmico

O artigo de Letícia Dotta Rech e Odair Deters (CPFL Energia) aborda o Programa de Eficiência Energética e o Programa CPFL e RGE nos Hospitais, que se tornou o maior projeto de investimento em eficiência energética hospitalar no Brasil. Em 3 anos, é estimado um investimento de até R$ 150 milhões, que será implementado justamente em um momento onde os hospitais são ainda mais necessários, devido à pandemia do novo coronavírus. Continue lendo.

4.  Impactos do novo Coronavírus no setor de energia

O artigo de Felipe Detzel Kipper e Fernando Santos, da 3S, analisa os impactos do Covid-19 neste ano de 2020. Na economia global, o setor de serviços foi fortemente afetado, mas as medidas de prevenção também trouxeram fortes consequências no setor energético. Para reduzir os efeitos nas contas de luz, foi publicado o decreto chamado Conta-Covid em maio. O crescimento do setor foi menor que as projeções e a desvalorização do real também afetou o valor final de projetos. Continue lendo.

5. Projeto e implementação de uma residência com balanço zero de energia em uma região pouco urbanizada

Encerrando a Revista 3S, o artigo de Augusto Blauth da Silva propõe estratégias de construção de uma casa com balanço energético zero. Com um conjunto de princípios e tecnologias sustentáveis, o estudo apresenta medidas para redução do consumo de energia e aplicação de tecnologias considerando ganho de calor, disponibilidade de luz natural e principalmente radiação solar. Continue lendo.

Se você ficou interessado nos temas, pode ler o conteúdo completo da Revista 3S de forma gratuita. Faça o download na nossa revista!